A saúde mental é o foco das conferências livres que acontecerão nesta semana no município de Eunápolis. Os eventos gratuitos, promovidos pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, oportunizam a construção de espaços de discussão e debate, onde os diversos setores da sociedade podem formular as diretrizes da nova política municipal de saúde mental.
A programação das conferências, que serão mediadas por profissionais da área que atuam nos serviços de saúde mental do município, envolve inscrição dos participantes e discussão dos seguintes eixos temáticos:
·Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
·Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
·Política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade;
·Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia;
Após a apreciação dos eixos, serão analisadas e votadas as propostas que serão encaminhadas para a I Conferência de Saúde Mental de Eunápolis, realizada no próximo dia 06 de abril.
"Convidamos a população para participar conosco das conferências livres, que simbolizam marcos importantes no avanço da saúde mental de Eunápolis, com momentos de discussão e busca por melhorias para os serviços públicos oferecidos pelo município", convidou o secretário de Saúde, David de Souza.