O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou às 9h desta quarta-feira (16) de Brasília e faz escalas no México e Alasca, antes de chegar ao Japão, na madrugada de sexta-feira, 19. O chefe do Executivo irá participar da Cúpula do G7, em Hiroshima. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ficará no comando do Brasil até o retorno do petista.
O convite ao petista partiu do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. O Japão é o presidente do bloco, que é formado pela Alemanha, Estados Unidos, França, Canadá, Reino Unido, Itália e Japão, além da União Europeia.
Segundo informações da Presidência, ele deve participar de duas reuniões do G7 no sábado à tarde e uma outra no domingo pela manhã. Estão previstas reuniões bilaterais com os primeiros-ministros do Japão e Índia e o presidente da Indonésia.
Na comitiva, além de Lula, devem estar presentes o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. O chefe da PF tem agenda com o comissário geral da NPA (Polícia Federal do Japão), na sexta-feira, 19, para discutir cooperação internacional. Há expectativa de que seja assinado um memorando de entendimento.