O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (26) que a reunião da COP30 –conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) para o clima– em novembro de 2025 será realizada em Belém, no Pará. O petista publicou um vídeo informando a decisão ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Mauro Vieira se disse feliz com a confirmação. "Essa é uma grande notícia. Será a 1ª vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança do clima no Brasil e na cidade de Belém", declarou.
Já o governador Helder afirmou que é um privilégio do Brasil poder sediar o mais importante evento de mudanças climáticas do planeta. "Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado e, acima de tudo, a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e, claro, o respeito ao meio ambiente".
O governador do Pará ressaltou que será realizado um grande evento para mostrar que a Amazônia está preparada para receber o planeta e, por outro lado, o desenvolvimento sustentável em favor da região amazônica.
Em janeiro, o governo anunciou que oficializou, por meio do Palácio do Itamaraty, a candidatura do Brasil para sediar a COP30 em 2025. Segundo ele, Belém foi escolhida para representar o "momento histórico" da Amazônia.
Lula começou a defender a realização do evento na Amazônia durante sua participação na COP27, em novembro de 2022, no Egito. No evento, ele recebeu uma carta de compromissos do consórcio de governadores dos 9 estados da Amazônia Legal. Na entrega, Helder Barbalho pediu a Lula a realização da COP30 no Brasil.