A Prefeitura de Eunápolis beneficiou 55 pacientes com o segundo mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Regional.
Foram realizadas cirurgias como colecistectomia (remoção de vesícula), histerectomia (remoção do útero), hernioplastias (remoção de hérnia), vasectomia e laqueadura. "Parte das intervenções foi feita por videolaparoscopia (técnica com auxílio de câmera integrada), procedimento menos invasivo para os pacientes", explicou o secretário de Saúde, David de Souza.
Os pacientes passaram por exames e consultas de avaliação, e tiveram suas cirurgias agendadas por meio da Central de Regulação. "Estou esperando desde 2019 a cirurgia de retirada da vesícula e agora fiz no Hospital Regional a laser. Eu ia para outra cidade para fazer a cirurgia, mas nem precisou", disse a recepcionista Helena Marques, moradora do bairro Pequi.
Em menos de 20 dias, esse foi o segundo mutirão de cirurgias eletivas realizado no município. No total, mais de 100 pacientes foram beneficiados, diminuindo a fila de espera causada pela interrupção dos procedimentos durante dois anos devido à pandemia da Covid-19.
Para a prefeita Cordélia Torres, a realização de cirurgias eletivas é um avanço para a saúde de Eunápolis. "Em pouco tempo que retomamos as cirurgias eletivas, já beneficiamos inúmeras pessoas que estavam há muito tempo esperando o procedimento. Então, esses mutirões têm alcançado bastante positivo, acabando com o problema de saúde de mais de 100 pessoas a partir de atendimento humanizado e de procedimentos modernos", destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgará a data do próximo mutirão em breve.
Fonte: SUCOM - PME