O presidente Lula confirmou neste sábado (3) que irá a Paris, na França, para participar de uma cúpula promovida pelo presidente francês, Emmanuel Macron. O evento, previsto para o final de junho, discutirá o financiamento a países pobres e em desenvolvimento que visa apoiar o combate às mudanças climáticas.
"O Brasil tem se reintegrado ao mundo, dialogando e construindo parcerias, em buscas de melhores oportunidades para nosso país, e um mundo com mais cooperação e desenvolvimento sustentável. Obrigado pelo convite, amigo", escreveu o presidente brasileiro no Twitter, marcando o chefe de Estado francês na psotagem.
Lula tem criticado líderes internacionais de países ricos sobre o financiamento que tem sido prometido desde 2009. "Estou esperando até agora os US$ 100 bilhões", disse o petista na sexta (2) durante visita à nova fábrica da Eletra, que produz ônibus elétricos, em São Bernardo do Campo (SP).
A "Cúpula por um Novo Pacto Financeiro Mundial" acontecerá nos 22 e 23 de junho, e abordará uma reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento e o financiamento das "tecnologias verdes". Além da cúpula, Lula também irá ao Vaticano se encontrar com papa Francisco, com que conversou por telefone na última quarta-feira (31).