O ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma declaração um pouco inusitada nesta sexta-feira (23) durante um evento realizado pelo Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Bolsonaro afirmou que não descarta a possibilidade de se candidatar a vereador nas próximas eleições municipais, que ocorrerão no próximo ano.
O ex-presidente da República enfrenta um julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode resultar em sua inelegibilidade por oito anos. Ainda assim, ele destacou que não vê nenhum problema em concorrer a um cargo de vereador, e isso não representaria demérito em sua carreira.
Ele disse que se sentiria mais jovem, devido ao fato da vereança ser vista como o primeiro degrau na vida política, ainda assim disse que tem intenção de disputar novamente a Presidência da República em 2026, desde que esteja vivo, elegível e se essa for a vontade do povo.
Julgamento no TSE
Durante seu discurso, Bolsonaro também abordou o julgamento no TSE e fez referência a um precedente de 2017, quando a Corte eleitoral absolveu a chapa Dilma-Temer, rejeitando a inclusão de provas posteriores à abertura da ação. Ele argumentou que deseja ser julgado da mesma forma e afirmou que estão tentando incluir até o dia 8 de janeiro em sua conta.
O ex-presidente também expressou sua preocupação com as prisões de pessoas supostamente envolvidas em ações antidemocráticas, que segundo ele, ocorrem "sem um processo legal adequado".