BAHIA

Saiba quem são os pré-candidatos ao Governo do Estado

Com o mandato de Rui Costa (PT), governador há 8 anos, chegando ao fim, a Bahia abre um leque de opções para disputa ao novo ocupante do Palácio de Ondina, em Salvador.

Imagem de destaque da notícia

De acordo com o cenário que vai se desenhando na política baiana, este site realizou um levantamento que aponta quem são, até o momento, os pré-candidatos ao governo estadual na Bahia nas eleições 2022.

Lembrando que os partidos políticos terão até o dia 05 de agosto para mudar as indicações, dia que se encerra o prazo para a definição dos candidatos e candidatas.


ACM Neto (UNIÃO BRASIL)

Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto (União Brasil), atual secretário-geral do partido e de família tradicional da política baiana, é pré-candidato e busca manter o legado do falecido avó, ex-governador e ex-senador.

ACM Neto já ocupou a prefeitura de Salvador por dois mandatos e, na ocasião, foi considerado, através de levantamento realizado pelo Instituto Paraná, o prefeito de Capital mais bem avaliado do Brasil. Foi decisivo para a fusão do PSL com o DEM, partido que presidia. Deve ser um nome da direita, mas não é uma unanimidade dentro do bolsonarismo.

Jerônimo Rodrigues (PT)

Já o partido do atual ocupante do Palácio de Ondina tem como pré-candidato o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT). Mesmo sem nunca ter disputado uma eleição, Jerônimo contará com a presença do governador no seu palanque, além do apoio explícito de Luiz Inácio Lula da Silva. Rodrigues é o homem de confiança de Rui Costa, portanto é a pessoa que seguiria o caminho pavimentado pelo atual mandatário.

João Roma (PL)

O candidato do presidente Jair Bolsonaro na Bahia é João Roma (PL), ex-ministro da Cidadania. Ele ganhou notoriedade após coordenar uma das pastas responsável pelo Auxílio Emergencial e por criar o programa Auxílio Brasil, nova versão do Bolsa Família. Roma entrará na disputa pelo mesmo partido de Bolsonaro. Formado em Direito, o político foi eleito deputado federal em 2018, com potencial para puxar votos dos conservadores e alinhados ao governo federal.

Kleber Rosa (PSOL)

Pelo PSOL, quem deve disputar a chefia do Executivo estadual é o ativista do movimento negro Kleber Rosa. Ele, que também é professor e policial civil, foi um dos fundadores do movimento Policiais Antifascismo e está disputando a primeira eleição.

Giovani Damino (PCB)

Pelo PCB, o professor de geografia Giovani Damico fará sua segunda participação nas urnas, já que foi candidato a vereador em Salvador em 2020. Militante de esquerda, Giovani é o atual secretário político do partido no estado.

A disputa na Bahia pode ganhar novos contornos conforme avançam as negociações conduzidas por lideranças locais.





Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis