Em um contexto de insatisfação com o Twitter após medidas controversas anunciadas pelo microblog, a Meta lançou no Brasil na noite dessa quarta-feira (05) o Threads, que promete ser forte concorrente da rede do passarinho azul. Com o lançamento, Mark Zuckerberg desferiu um duro golpe no magnata da tecnologia Elon Musk, acirrando a rivalidade entre os bilionários.
A nova plataforma é uma espécie de "clone" do Twitter, apostando em integração, mas com algumas limitações ainda. Saiba a seguir como acessar:
"Vamos lá. Bem-vindos à Threads", escreveu Mark Zuckerberg em sua conta na plataforma, uma postagem que acumulou milhares de "likes" em poucos minutos. O lançamento nas lojas de aplicativos, anunciado inicialmente para quinta-feira, foi antecipado.
Na App Store, a plataforma aparece descrita como "o aplicativo de rede social baseado em texto do Instagram". "Esperamos que [a Threads] possa ser uma plataforma aberta e acolhedora para o debate", escreveu o CEO do Instagram, Adam Mosseri. "Se isso é o que você também quer, o melhor é ser amável." O lançamento da Threads chega apenas quatro meses depois que vazaram os primeiros rumores sobre o projeto. "Estamos pensando em uma rede social independente e descentralizada para compartilhar mensagens de texto em tempo real", afirmou o grupo em um comunicado na terça-feira.
Atualmente, o Twitter tem cerca de 200 milhões de usuários ativos. A rede social, que foi comprada por Elon Musk em 2022, tem 17 anos.
O Threads foi lançado em mais de 100 países e está disponível para iOS e Android.