O deputado federal Yury do Paredão (PL-CE), ameaçado de expulsão do Partido Liberal por ter aproximação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , tem uma carreira de empresário e produtor musical de cantores como Jonas Esticado, um dos maiores sucessos do forró na atualidade.
O parlamentar também já foi preso no ano de 2018 após aparecer em um vídeo atirando na direção de um funcionário de uma fazenda no Ceará. "Vamos ver se ele tem cócegas agora", dizia uma voz ao fundo da gravação.
O deputado ainda se envolveu em um novo escândalo no ano passado. Na época, a Polícia Federal cumpriu dez mandados de busca de apreensão e dois de prisão preventiva contra suspeitos de terem cometido crimes contra a administração pública.
Um dos mandados aconteceu na casa de Yury, que negou as acusações: "É meu dever cívico dirimir qualquer dúvida que exista por parte das instituições", disse através de nota. "Sigo no meu dia a dia com as minhas atividades e ciente de que transparência e prestação de contas são premissas fundamentais do homem público", acrescentou.
Neste ano, Yury viu a irmã, Yanny Brena, que era médica e vereadora, ser encontrada morta ao lado do namorado, Rickson Pinto. Segundo a polícia, o companheiro a matou e depois se suicidou em seguida.
Expulsão do PL
Na segunda-feira (17), o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, pediu a expulsão do deputado federal. Segundo o líder do PL, Yury parece não comungar com os ideais" da sigla.
"Solicitei ao Diretório do PL no Ceará a abertura do processo de expulsão do deputado federal Yury do Paredão. Ao que tudo indica, o parlamentar licenciado parece não comungar com os ideais do Partido Liberal", escreveu Costa Neto em publicação nas redes sociais nessa segunda-feira (17).
O deputado entrou na mira do partido após tirar uma foto ao lado de Lula em um evento no Ceará, em maio deste ano. Após a publicação, parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acionaram a diretoria da legenda pedindo a expulsão de Yury do PL.
Na foto, divulgada pelo Metrópoles, o parlamentar aparece "fazendo o L" ao lado de ministros de Lula. O registro aconteceu na última quinta-feira (13) com Paulo Pimenta, ministro da Comunicação Social e Waldez Góes, ministro do Desenvolvimento Regional.