O Brasil tinha a expectativa de encerrar um longo jejum contra a França e, de quebra, garantir a classificação antecipada às oitavas de final da Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia de futebol feminino.
No entanto, numa atuação pouco inspirada, a seleção - comandada por Pia Sundhage - não conseguiu nenhum dos dois objetivos, foi derrotada por 2 a 1, neste sábado (29), em Brisbane, na Austrália, e agora define seu futuro na competição no duelo com a Jamaica, na quarta-feira (2), em Melbourne.
O jogo
Com um ataque formado por Geyse e Debinha, o Brasil começou a partida com as linhas adiantadas e jogando no seu campo, mas logo a França passou a achar espaços nas costas da defesa brasileira e tomou as ações do jogo.
Aos 10 minutos, Dali fez falta no meio de campo na lateral Tamires e levou o primeiro amarelo.
O Brasil perdeu uma bola com Luana aos 12 minutos e cedeu espaço à França, que partiu para o ataque. Dentro da área, Le Sommer recebeu em condição perigosa e finalizou para grande defesa de Lelê, que espalmou no canto direito.
Logo na sequência, Kerolin foi derrubada por Dali e na cobrança de falta de Adriana, a bola passou ao lado da trave de Peyraund-Magnin.
As francesas pressionavam, e Diani ganhou a bola, após cruzamento de Karchaoui, cabeceando dentro da pequena área, para marcar o primeiro gol da França aos 16 minutos. 1 a 0.
O Brasil tentava entrar no jogo e aos 22 minutos, Adriana recebeu dentro da área e chutou firme próximo à trave.
A França reagia e pressionava, e no contra-ataque brasileiro aos 28 minutos, Adriana sofreu falta na entrada da grande área feita por Toletti, amarelada no lance.
Na cobrança, Debinha chutou a bola de graça para a arqueira francesa.
Com mais posse, a França explorava as jogadas nas entrelinhas do Brasil e ganhava escanteios.
A seleção canarinho sofria para ficar com a bola e após um contra-ataque, Antonia de fora da área finalizou sem perigo nas mãos da goleira.
Na dificuldade de marcar no meio, Luana fez falta aos 43 minutos em Toletti e tomou o amarelo.
O primeiro tempo terminou com a França melhor, sem sofrer pressão. O Brasil pouco pouco produzia ofensivamente.
Os times voltaram sem alterações para a segunda etapa e a França tocava a bola com paciência.
O Brasil buscava ocupar mais os espaços de marcação e tentava ter posse de bola.
Na primeira boa chegada das brasileiras depois de troca de passes, Kerolin arriscou um chute na entrada da área, e após a bola bater na defesa adversária, Debinha pegou a sobra e finalizou aos 12 minutos para fazer o 1 a 1.
Na sequência, Pia mexeu no ataque com a saída de Geyse e a entrada de Andressa Alves.
A França buscava voltar pra partida e depois de lance no meio de campo, Karchaoui fez falta em Andressa Alves aos 22 minutos e foi amarelada.
O Brasil avançava as linhas e em falta pela esquerda, quase a virada aos 28 minutos, com Kerolin desviando para fora.
Bacha respondeu com um chute forte, raspando na rede pelo lado de fora.
A França sentiu o gol e o técnico colocou Becho na vaga de Le Sommer. Na primeira bola, a camisa oito recebeu livre dentro da área e finalizou firma para a defesa de Lelê.
Os dois times se movimentavam e levavam perigo para as defesas e a seleção brasileira mexeu pela segunda vez aos 34, com Bia Zaneratto na vaga de Adriana.
A França chegou ao segundo gol aos 37 minutos, após cobrança de escanteio pelo lado direito. Dentro da área, a zagueira Renard cabeceou para o fundo do gol para fazer o 2 a 1.
Pia mexeu no time com a entrada de Mônica no lugar de Antônia, Ana Vtória na posição de Ary Borges e Debinha deu lugar à Marta.
Le Garrec entrou no meio francês na posição de Dali para segurar as bolas no setor.
No último lance, o Brasil conseguiu uma falta do lado direto e no bate e rebate, a zagueira Mônica teve a chance de empatar, mas furou.
Fim de jogo em Brisbane com vitória da França por 2 a 1.
Para fechar a primeira fase do grupo F em busca da classificação, o Brasil duela contra a Jamaica na próxima quarta (2), às 7H de Brasília, enquanto Panamá e França se encontram no mesmo horário.