O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na próxima quinta-feira (18), em Salvador, para a primeira série de viagens do ano. A visita é parte de um ambicioso giro que deve percorrer as 27 unidades da federação até o final de junho, já de olho na formação de palanques regionais para as eleições municipais.
Pela manhã, o presidente participará da assinatura do acordo de parceria firmado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec). O documento formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, a fim de promover o desenvolvimento regional da indústria aeroespacial.
Deverão estar presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil) — um dos principais articuladores das viagens de Lula –, José Múcio (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), além do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
No período da tarde, o petista seguiria para o município de Paulo Afonso, onde participaria da inauguração do campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), mas o encontro foi cancelado por "adequação de agenda".
*Matéria em atualização