Com desfile marcado para o dia 8 de fevereiro no Circuito Dodô (Barra-Ondina), a banda Ara Ketu desistiu de desfilar no carnaval de Salvador. Em carta divulgada nesta terça-feira (30), o grupo alegou que a decisão foi motivada por uma "classificação estranha" no edital Ouro Negro --programa que concede apoio financeiro às entidades de matrizes africanas da Secretaria de Cultura do Estado, além do tratamento da Prefeitura da capital baiana ao tentar negociar a proposta do cachê que, segundo o texto, continua o mesmo desde 2017.
"No dia 27 de janeiro de 2024, fomos surpreendidos, mais uma vez, pela Prefeitura de Salvador com um tratamento que desvaloriza a nossa apresentação no carnaval 2024. Depois de uma classificação estranha no Ouro Negro, que em tese era para ser um programa de valorização do povo Negro da Bahia, recebemos a proposta de pagamento de cachê para apresentação da banda Ara Ketu com o mesmo valor de 2017", diz a nota.
Diante da falta de negociação, a banda enfatizou que a situação evidencia a falta de valorização da origem e do trabalho desenvolvido pelo Ara Ketu, banda que foi fundada em 1980, no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
"Percebemos que não temos valor aqui, talvez pelo fato de pertencer a uma comunidade preta e pobre, local que em nada é romantizado pela classe branca e mandatária de nosso Estado/Cidade", completou o comunicado.
A banda ainda criticou o tratamento recebido nos últimos anos durante o período carnavalesco: "Os trios elétricos que sobram, o horário de desfile lá no fim da fila e os horários nobres vocês sabem para quem vai. Esse será o nosso protesto contra todo esse descaso e humilhações que somos vítimas ao longo desses últimos anos. O nosso carnaval será pelo Brasil, literalmente por todas as regiões do país, mas não estaremos em Salvador. Porque eles não nos querem aqui."
Fora do Carnaval de Salvador, a banda segue com a agenda de apresentações: Florianópolis (SC), no dia 9 de fevereiro; Tucuruí (PA) e Parnaíba (PI), no dia 10; Grajaú e Novas Russas (MA), no dia 11; Estreito (MA) e Xambioá (TO), no dia 12; Granja e Itapipoca (CE), no dia 13.
A Prefeitura de Salvador informou em nota que "tem o máximo respeito a banda Ara Ketu e mantém conversa permanente com os representantes para que façam parte da programação do carnaval 2024". Ainda de acordo com o texto, a atração foi garantida para o primeiro dia oficial da folia na capital baiana, no Circuito Dodô (Barra-Ondina).
Por outro lado, a banda disse que foi procurada pela gestão municipal para retomar a conversa, mas não há nada definido. "Conversaremos com os representantes visando a resolução da situação e ressaltamos que trabalharemos com transparência com os fãs e a imprensa."