Segurança

Governador da Bahia diz que não tem prazo para colocar câmeras nas PMs

O governo do estado vem prometendo instalar os equipamentos desde dezembro de 2020.

Imagem de destaque da notícia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) - Foto: Feijão Almeida

Durante o evento de entrega do projeto de lei do programa "Bahia pela Paz", o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que se comprometeu com a Secretaria Estadual de Comunicação de não dar mais prazos para a implementação das câmeras nos uniformes dos policiais militares. O governo do estado vem prometendo instalar os equipamentos desde dezembro de 2020, quando Rui Costa (PT), atualmente ministro da Casa Civil, era governador do estado. Desde então, licitações atrasadas e demora na aprovação da empresa vencedora vêm atrasando o processo de implementação das câmeras.

"Eu me comprometi, inclusive, com a Secom e com vocês, que eu não posso ficar dando datas. Quando eu disse que eu tinha a intenção de que as fardas dos policiais fossem recebidas antes do Carnaval, não deu certo. Por quê? Porque nós seguimos a lei, nós não estamos fazendo nada de forma equivocada. E não vamos burlar nada", disse o governador na quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na entrega do projeto "Bahia pela Paz".

As primeiras câmeras corporais — as "bodycams" — foram entregues ao governo do estado em janeiro. Os 200 equipamentos foram doados pelo Ministério da Justiça. Outras 1.100 câmeras compradas pelo governo estão previstas para chegar ao estado até este mês de março.

"A quantidade não é suficiente para a cobertura geral. Nós vamos, inicialmente, selecionar policiais para que a câmera possa nos ajudar a entender o funcionamento dela, e como pode ser mais eficaz na segurança pública", afirmou.

Até o final do ano, está previsto que 3.300 câmeras corporais estejam à disposição da Polícia Militar da Bahia. A maioria das bodycams foram adquiridas via licitação, com a empresa vencedora Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática, por R$ 23 milhões.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis