Política

Dobra número de municípios com candidatura única a prefeituras

Em 214 cidades, candidato único pode ser eleito apenas com seu próprio voto.

Imagem de destaque da notícia
Dobra número de municípios com candidatura única a prefeituras - Foto: Reprodução

O número de municípios onde há apenas um candidato disputando a prefeitura dobrou na eleição deste ano. De 108 cidades com candidaturas únicas em 2020, o Brasil terá neste ano 214 municípios com apenas um candidato. Ou seja, basta apenas um voto para que sejam eleitos prefeitos.

É o maior número de candidaturas únicas das últimas sete eleições, quando começou essa série história, no ano 2000. Esses dados foram sistematizados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Na avaliação do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a hipótese mais provável é que os desafios de candidaturas em pequenas cidades desestimulam as pessoas a disputar essas prefeituras.

"Não falo apenas da falta de recursos financeiros e de apoio técnico. As dificuldades incluem questões burocráticas e entraves jurídicos, que tornam a vida pública muito penosa na ponta", destacou.

A média populacional das cidades com candidato único é 6,7 mil habitantes. Rio Grande do Sul (43), Goiás (20) e Mato Grosso (9) são os estados com maiores números de candidaturas únicas.

O município de Mato Queimado, no Rio Grande do Sul, é o recordista com o maior número de eleições com apenas um candidato a prefeitura, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), da FSB Holding. A história se repetiu na cidade por 20 anos (entre 2000 e 2020). Agora, em 2024, ao invés de 1 candidato, há 2 disputando a prefeitura.

Ainda de acordo com o CNM, o total de candidaturas nesta eleição caiu 20%, de 19,3 mil em 2020 para 15,4 mil em 2024.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis