Guerra tarifária

Trump anuncia que vai taxar em 25% todo aço e alumínio; Brasil é grande fornecedor

A indústria de aço e alumínio no Brasil deve ser afetada pelas novas tarifas, já que os metais brasileiros são exportados em grandes volumes para os EUA, que são os principais compradores.

Imagem de destaque da notícia
O presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Reprodução

O presidente Donald Trump anunciou neste domingo (9) que vai elevar as tarifas para o aço e alumínio de todos os países. A decisão será assinada nesta segunda-feira (10) e vai colocar uma taxa de 25% sobre os produtos.

O Brasil será um dos países mais afetados, com taxas que podem impactar US$ 6 bilhões em vendas, ao lado de Coreia do Sul, México e Canadá. O Itamaraty, portanto, indicou que não iria comentar por enquanto a declaração de Trump.

"Qualquer aço que entrar nos Estados Unidos terá uma tarifa de 25%", disse o presidente a jornalistas que voavam com ele no Air Force One, para Nova Orleans para assistir ao Super Bowl. Questionado se a taxa valeria para alumínio, ele confirmou.

Durante seu primeiro mandato, Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio. Ao longo dos anos, acabou negociando cotas para Canadá, México e Brasil. Mas, ao final de seu governo, Trump instalou barreiras aos produtos siderúrgicos do Brasil, na esperança de ganhar o voto de estados estratégicos. O governo de Jair Bolsonaro, na época, aceitou a taxa como uma forma de ajudar seu aliado a ser reeleito, o que não aconteceu.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis