A Secretaria da Segurança Pública da Bahia está utilizando, durante a Operação Eleições 2022, mais de 34 mil profissionais, entre policiais militares, civis, peritos e bombeiros militares. As ações têm o objetivo de garantir a segurança dos mais de 11 milhões de baianos aptos a votar no próximo domingo (2). Os profissionais têm como aliadas as ferramentas tecnológicas.
A Secretaria de Segurança apoiará a Justiça Eleitoral durante o primeiro turno, com reforço do policiamento ostensivo para a garantia do direito de voto, escolta de urnas eletrônicas, prevenção e repressão a crimes eleitorais, além do resgate e atendimento de eleitores ou candidatos.
No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em operação desde a última segunda-feira (26), acontece a interlocução com 23 Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) espalhados na Bahia e o monitoramento da operação.
Instalado no Centro de Operações e Inteligência, no Cab, no CICC atuam profissionais das Superintendências de Inteligência (SI), de Gestão Tecnológica e Organizacional (Sgto), de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), Corregedoria Geral (Coger), e integrantes das Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar, além de profissionais convidados de forças municipais e federais.
POLÍCIA CIVIL
A Polícia Militar emprega 29 mil policiais militares dos Comandos de Policiamentos Regionais (CPRs) da Capital e RMS e do Interior (CPRs Chapada, Oeste, Leste, Norte, Sul e Sudoeste), além de profissionais do Comando de Policiamento Especializado (CPE), com o Grupamento Aéreo (Graer), Batalhão e Companhias Independentes de Policiamento Rodoviário (BPRv e CIPRv), Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes), de Policiamento Ambiental (Coppa e Cippas), de Policiamento Montado, além de unidades de ensino e administrativas.