2º turno das eleições 2022

João Amoêdo declara voto em Lula no 2º turno

Candidato à Presidência da República pelo Partido Novo em 2018, empresário votou em Bolsonaro contra Haddad naquele ano.

Imagem de destaque da notícia
Ex-presidente do Partido Novo, João Amoedo - Foto: Geraldo Bubniak

O fundador e ex-presidente do Partido Novo, João Amoêdo, declarou voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno deste ano. Em 2018, quando também foi candidato à Presidência da República, Amoêdo anunciou apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno disputado contra o petista Fernando Haddad.

A declaração de voto ocorreu na manhã deste sábado, em entrevista à "Folha de São Paulo". Amoêdo havia indicado, anteriormente, que pretendia anular o voto no segundo turno das eleições presidenciais.

"Os fatos, a história recente e o resultado do 1º turno, que fortaleceram a base de apoio de Bolsonaro, me levam à conclusão de que o atual presidente apresenta um risco substancialmente maior", afirmou Amoêdo, em mensagem enviada ao jornal paulista.

Amoêdo mencionou entre esses riscos a recente investida de Bolsonaro e de aliados a respeito de uma possível alteração na composição do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Esse tipo de manobra já foi realizada por líderes autocráticos como Hugo Chávez, na Venezuela, e Viktor Orbán, na Hungria. Esse é um dos riscos que me fizeram desistir do voto nulo", disse.

Amoêdo diz que nunca pensou em digitar 13 na urna eletrônica e será uma tarefa "dificílima".

"Mas vou me lembrar do presidente que debochava das vítimas na pandemia, enquanto milhares de famílias choravam a perda de seus entes queridos", declara.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis