O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, ironizou o senador Marcos do Val (Podemos-ES), durante audiência na Comissão de Segurança Pública do Senado nesta terça-feira (9). Dino se manifestou após Do Val acusá-lo de suposta omissão nos atos golpistas de 8 de Janeiro e defender seu afastamento do cargo.
"O senhor tem se dedicado a vídeos difamatórios, agressivos contra mim, obsessivos. É bom o senhor refletir sobre isso, pois eu sou senador da República. Sou ministro de Estado e estou disposto a enfrentar esse debate em qualquer lugar. Não precisa o senhor ir pra porta do ministério da Justiça fazer vídeo de internet. Se você é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece Capitão América, Homem Aranha?", ironizou Flávio Dino, levando os presentes à Comissão a gargalhada.
A referência é ao fato do senador falar reiteradamente que promoveu, por meio de uma empresa, treinamentos a agentes de forças como Swat, Nasa, FBI e Navy Seals, além do Vaticano e de 120 corporações policiais e de segurança de diversos países.
Marcos do Val tentou apontar supostas contradições em declarações de Dino sobre o dia dos ataques bolsonaristas às sedes dos Três Poderes. "Bom, no gabinete, à tarde, uma vez o senhor fala que esteve, outra hora fala que não esteve. Em vídeo, o senhor diz que estava lá, levou vinte e poucos minutos para chegar, mas se contradiz quando diz que tinham poucas pessoas subindo a rampa", afirmou.
"Essas construções mentais que o senhor faz, muito singulares, realmente não têm suporte nos fatos. Esse olhar criminalizador, esse seu olhar agressivo. O senhor tem se dedicado às suas redes sociais. Aí eu não posso ir nas suas redes sociais. Na do Flavio (Bolsonaro) eu vou (debater)", disse Dino.