Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Projeto de Lei 2630

OAB pede órgão regulador no PL das Fake News para fiscalizar big techs

Comissão seria composta por membros da OAB, órgãos federais e indicações dos Três Poderes.


OAB pede órgão regulador no PL das Fake News para fiscalizar big techs - Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou um ofício à Câmara dos Deputados em que sugere a criação de um órgão regulador para fiscalizar big techs, após publicações ilegais contra o PL das Fake News. O documento foi enviado ao relator da proposta, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

A OAB sugere a criação do Conselho de Políticas Digitais (CDP), que analisaria dados enviados pelas big techs e fiscalizaria as ações das empresas para reduzirem os conteúdos ilícitos na internet. O grupo seria composto por membros de órgãos reguladores, como Anatel, Cade e da Agência Nacional de Proteção de Dados, além de três membros dos Poderes (Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto) e da OAB.

No documento, a OAB afirma que o projeto não pode esquecer a necessidade de fiscalização das redes sociais. A instituição ressaltou que o CDP atuará de forma independente e irá supervisionar o cumprimento do projeto de lei.

"Dessa forma, entendemos que há um importante consenso de que a tarefa de implementação dessa complexa legislação perpassa a pluralização não só das visões presentes no debate público, como também dos próprios atores nele envolvidos, sobretudo no que diz respeito às esferas institucionais de poder", afirma a OAB.

A ideia, porém, sofre resistência de deputados, principalmente da base de oposição. O projeto original previa a criação de um órgão regulador, mas Orlando Silva precisou recuar e pedir a retirada do texto na Câmara dos Deputados para dar mais tempo para debate sobre a proposta.

O projeto seria votado no último dia 2 de maio, mas foi adiado. Nos bastidores, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), tenta colocar a matéria em votação ainda nesta semana. Caso não seja possível, há negociações para fatiar o PL das Fake News para facilitar a aprovação de trechos de interesse do Palácio do Planalto.

Ig

OAB PL das Fake News PL 2630 Orlando Silva Big Techs Fiscalização

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!