Gilmar Mendes

STF libera exibição do "Linha Direta" sobre caso Henry Borel

Transmissão havia sido vetada da programação pela Justiça do Rio de Janeiro.

Imagem de destaque da notícia
STF libera exibição do "Linha Direta" sobre caso Henry Borel - Foto: Divulgação/TV Globo

O ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou que a Globo poderá exibir hoje o episódio do Linha Direta sobre o caso Henry Borel. A informação foi divulgada pela coluna de Patrícia Kogut, no jornal O Globo.

A emissora recorreu após a defesa de Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, conseguir uma liminar para impedir a exibição do programa comandado por Pedro Bial. O ministro Gilmar Mendes concedeu a suspensão da decisão proferida pela juíza Elizabeth Machado Louro, que ao proibir a exibição da atração justificou que "o processo ainda pendente de julgamento e exibição em canal aberto e por emissora de grande alcance não parece servir aos propósitos informativos que podem ser alegados" e que, como ainda não há uma resolução do caso, "qualquer dinâmica dos fatos a ser exibida no programa não passaria de mera especulação".

Na decisão de Gilmar, ele cita que a defesa de Jairinho teve "o claro propósito de censurar a exibição da matéria jornalística de evidente interesse público". O caso não está em segredo de Justiça e as audiências foram transmitidas ao vivo pela internet por meio do canal oficial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

O "Linha Direta" ouviu todos os advogados envolvidos no caso e o promotor Fábio Vieira. Jairinho está preso desde o dia 8 de abril de 2021. Henry morava com a mãe, Monique Medeiros, e com o então padrasto no Rio de Janeiro quando foi morto no mesmo ano em que ocorreu a prisão. A causa da morte foi hemorragia interna por laceração hepática por ação contundente.

Jairinho e Monique, acusada de ser cúmplice no crime, afirmaram na ocasião que o menino de 4 anos tinha sofrido um acidente em casa, mas o laudo do Instituto Médico Legal (IML), que identificou 23 lesões no corpo da criança, descartou essa hipótese.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis