O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro é o "movimento mais importante no momento" para a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A afirmação foi feita durante encontro com presidentes estaduais e regionais do Partido Liberal na quinta-feira (25), em Brasília.
"Estava assistindo agora à instalação da CPMI. Apesar da minha experiência de 28 anos de parlamento, a gente sempre aprende alguma coisa a mais. Essa CPMI é muito importante para nós. Mais que qualquer movimento que porventura alguém queira fazer. Eu até peço: não faça. O movimento mais importante nosso no momento é a CPMI. Estou vendo algumas pessoas perdidas, querendo marcar amanhã com o povo na rua
Peço: não faça", disse Bolsonaro. Vídeo da fala do ex-presidente foi divulgado nesta sexta-feira (26).
Depois da fala de Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) usou suas redes sociais para "desconvidar" seguidores para uma manifestação organizada pelo Movimento Brasil Livre (MBL) em favor do deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). A parlamentar havia convocado apoiadores para o protesto. No entanto, o movimento de Zambelli tinha sido combinado com Jair Bolsonaro (PL).
A CPMI do 8 de janeiro, instaurada na quinta-feira, investiga os atos golpistas realizados na ocasião. A comissão é vista por bolsonaristas e por governistas como oportunidade de projeção política.