Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cúpula da América do Sul

Lula e Nicolás Maduro se reúnem em Brasília

Presidente venezuelano participa da Cúpula da América do Sul.


Lula se reúne hoje com Nicolás Maduro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta segunda-feira (29) com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que chegou a Brasília na noite de ontem para participar de uma cúpula de líderes sul-americanos.

A última vez que Maduro visitou o Brasil foi em 2015, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que rompera relações com Caracas, não autorizou a entrada do líder venezuelano em solo brasileiro.

De acordo com a agenda de Lula divulgada pelo Palácio do Planalto, o petista terá uma reunião privada com Maduro e participará de uma cerimônia para assinatura de acordos bilaterais entre os dois países.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Lula e Maduro irão debater sobre as embaixadas e consulados, além da designação do Embaixador da Venezuela no Brasil, que ocorreu recentemente.

Outros presidentes sul-americanos também devem desembarcar em Brasília nesta segunda-feira, como Alberto Fernández (Argentina), Luis Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mario Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname) e Luis Lacalle Pou (Uruguai).

Cúpula da América do Sul

O encontro acontece na terça (30), e a agenda de temas está em aberto, mas devem ser abordados assuntos como saúde, energia, meio ambiente, infraestrutura, comércio e combate ao crime transnacional, além da transição digital.

Haverá duas sessões de debate, ambas sem a presença da imprensa, para "permitir um diálogo mais franco" entre os líderes, afirmou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty.

A diplomata disse também que o governo brasileiro gostaria de alterar o nome da União de Nações Sul-americanas (Unasul), porém essa mudança só acontecerá se houver consenso dos outros governos.

Cúpula da América do Sul Brasil Venezuela Colômbia Argentina Chile Suriname Paraguai Guiana Bolívia Equador Uruguai União de Nações Sul-americanas Unasul Nicolás Maduro Lula

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!