Advogado do presidente

Lula deve enviar a indicação de Zanin ao STF nesta quinta

Nome de candidato a substituto de Lewandowski deve ser publicado no "Diário Oficial da União"; senadores precisam aprovar indicado.

Imagem de destaque da notícia
Cristiano Zanin ao lado do presidente Lula - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve confirmar a indicação de Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (1º). Lula comunicou a informação aos senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidentes do Senado e da Comissão de Constituição e Justiça, respectivamente.

A decisão do presidente será oficializada em uma reunião formal às 17h com Davi Alcolumbre. Após a confirmação da indicação, Zanin passará por sabatina no Senado.

Ele ocupará a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano. A presidente do Supremo, Rosa Weber, e o ministro da Justiça, Flávio Dino, já foram informados a respeito da indicação.

Quem é Cristiano Zanin

Cristiano Zanin Martins tem 47 anos de idade e se formou no curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. Especializou-se em direito processual civil pela mesma instituição.

Conheceu a mulher que viria a se tornar sua esposa, Valeska Teixeira Zanin Martins, advogada e atualmente sócia, em um escritório de advocacia. Eles se casaram e têm três filhos, um de 13 anos e gêmeos de 9.

Lecionou Direito Civil e Direito Processual na Faculdade Autônoma de Direito (FADISP), em São Paulo. É associado fundador do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).

A partir de 2013, tornou- se advogado de Lula e ganhou notoriedade pela defesa do presidente da República nos processos relacionados à Operação Lava Jato.




Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis