Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Repercutiu mal

ONG internacional critica Lula: "Contraditório com direitos humanos"

Diretora da Human Rights Watch mencionou encontro com Maduro e comentários do petista sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebendo o chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro - Foto: Reprodução

As falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro e os comentários sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia foram alvos de críticas da Human Rights Watch (HRW), uma ONG internacional referência em direitos humanos.

Segundo a entidade, Lula tem posições inconsistentes e contraditórias.

"Lula, nesses primeiros meses, deu algumas sinalizações contraditórias e muitas não consistentes com os valores dos direitos humanos", disse Maria Laura Canineu, diretora da HRW em entrevista a Agência Lusa, de Lisboa (Portugal).

A visita de Nicolás Maduro ao Brasil foi mencionado pela diretora. Na ocasião, Lula chamou a política do país vizinho de "democracia" e mandou indiretas para o deputado Juan Guaidó, que tentou derrubar Maduro nos últimos anos.

No entanto, Maduro é conhecido como um ditador na Venezuela, país que vive enorme crise financeira há dez anos.

"Lula chamou de narrativa construída as acusações de que a Venezuela não vive uma democracia. [Há] violações muito graves na Venezuela, há muito tempo, ameaças muito fortes à democracia, um executivo que dominou o judiciário, dominou o legislativo para suprimir o acesso à justiça e acesso aos direitos fundamentais da população venezuelana", afirmou a diretora.

Durante visita aos Emirados Ãrabes e a Portugal, o presidente Lula deu várias declarações repetindo que a Ucrânia também era culpada pelo conflito. Após uma repercussão internacional negativa, o petista passou a dizer que quer 'construir a paz'.

Segundo a diretora da ONG , as declarações de Lula sobre a guerra são "muito complicadas".

"[Se Lula] quer construir a paz, negociar a paz, ele precisa primeiro começar a apoiar essas iniciativas da ONU de apurar responsabilidades sobre o que está acontecendo no conflito", afirmou a diretora.

Segundo Maria Laura, Lula "talvez não esteja preparado" para ter posições consistentes sobre direitos humanos, "independente do viés ideológico do Governo".

Lula Nicolás Maduro Luiz Inácio Lula da Silva Brasil Venezuela Ditadura Democracia Ditador Democrata Direitos Humanos ONG Juan Guaidó

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!