A Prefeitura de Monte Santo, por meio da Assessoria da prefeita Silvania Matos, entrou em contato com o Gira BA para esclarecer os fatos ocorridos no último domingo (10), envolvendo o irmão da prefeita, que teria efetuado disparos de arma de fogo contra um cidadão que "supostamente" estava reclamando da gestão da prefeita.
Veja a íntegra da Nota encaminhada para nossa redação:
A equipe de assessoria de comunicação da Prefeita Silvania Matos, vem através desta nota esclarecer que o irmão da Prefeita, Josué Matos, agiu em legítima defesa, ou seja, ao contrário do que foi veiculado pelos portais de notícias, o incidente ocorrido não tem relação com opinião/crítica/manifestação política.
Josué Matos estava retornando da zona rural quando avistou Gilvan, na esquina de sua casa, com uma arma de fogo apontando em sua direção. Surpreendido com a atitude e diante do risco iminente à sua integridade física, Josué utilizou-se do meio necessário – de modo inquestionavelmente moderado/proporcional/sem excesso - para repelir a injusta agressão. Portanto, não sobejam dúvidas de que a ação ocorreu em legítima defesa, com o fito exclusivo de preservar sua integridade física.
Importante frisar que, imediatamente após repelir a injusta agressão, Josué solicitou o socorro de Gilvan, que foi prontamente atendido e transferido para o hospital.
Ademais, vale destacar que Gilvan vinha reiteradamente proferindo diversas ameaças à prefeita, ao presidente da Câmara, Bira do Valtinho, e aos demais integrantes do grupo político liderado pela prefeita, chegando a afirmar que "a prefeita subiria ao palco no dia 28 (data da tradicional festa de São Pedro, no Povoado de Lagoa das Pedras), mas não desceria". Verifica-se, portanto, que já havia um clima de insegurança, isto decorrente do comportamento de Gilvan nos últimos meses.
Todos os fatos aqui narrados já foram devidamente esclarecidos às autoridades competentes.
A prefeita Silvania Matos e sua equipe reafirmam o compromisso com a democracia e uma sociedade livre em que todas as opiniões sejam respeitadas.