Ciente do crescente aumento do turismo na região, impulsionado pelas belas praias e a rica história que permeia as ruas de Ilhéus, na Bahia, o deputado federal Neto Carletto (PP) apresentou um Requerimento, na Câmara, solicitando informações ao Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, sobre déficit e investimentos previstos para a ampliação e modernização do aeroporto da cidade.
"Administrado pela Infraero desde 1981, o terminal aeroportuário foi delegado ao Governo do Estado da Bahia no ano de 2017, que o entregou à iniciativa privada em 2018, por meio de contrato de concessão. Apesar da delegação para a iniciativa privada, com a fixação contratual da programação de obras a serem realizadas pela concessionária no prazo da concessão, o aeroporto ainda necessita do aporte de recursos federais para modernização e instalação de novos equipamentos de segurança", pontuou Neto Carletto.
De acordo com o parlamentar, a modernização do aeroporto de Ilhéus visa, principalmente, melhorar a experiência dos passageiros. Com novas tecnologias, procedimentos mais eficientes e espaços apropriados, o aeroporto vai reduzir o tempo de espera e oferecer um atendimento mais ágil e amigável. Além disso, a implementação de sistemas avançados de controle de tráfego aéreo garantirá maior segurança para os voos, tranquilizando os viajantes e fomentando a confiança no transporte aéreo regional.
"O Ministério dos Portos e Aeroportos coordena as ações do Governo Federal e promove a aplicação dos recursos da União voltados para o setor aeroportuário, por meio de programas setoriais. Com o objetivo de propiciar um melhor acompanhamento do Poder Legislativo quanto à aplicação dos recursos do Governo Federal em infraestrutura de transportes, bem como para atender questionamentos formulados em nossa base eleitoral, solicitamos respostas quanto a esse requerimento e esperamos que se entenda que esse é um projeto que transcende as questões locais, elevando-se ao patamar de um empreendimento visionário que impulsionará o desenvolvimento de toda a região", explicou o parlamentar.