Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

NÃO PEGOU BEM

Popularidade de Zema cai após fala considerada separatista, diz Quaest

Governador mineiro viu número de seguidores desabar depois de pedir bloco Sul-Sudeste, em uma tentativa de reduzir o protagonismo do Nordeste.


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) - Foto: Reprodução

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), viu sua popularidade nas redes sociais cair após pedir um bloco Sul-Sudeste para reduzir o protagonismo do Nordeste. Os dados foram divulgados pela Quaest nesta quarta-feira (9).

Segundo o Índice de Popularidade Digital (IPD), Zema encerrou a semana com 30 pontos, em uma variação que vai de 0 a 100. Entre os governadores, o mineiro ficou na terceira colocação, atrás de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Raquel Lyra (PSDB-PE).

No sábado (5), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Zema defendeu maior protagonismo das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A fala foi considerada no meio político como separatista e Zema foi criticado por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que Minas não é um estado separatista e criticou as declarações de Zema. Pacheco citou Juscelino Kubitschek e afirmou que o político rejeitava "a cultura da exclusão".

Tarcísio lidera, mas também cai

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lidera o IPD com 71 pontos, segundo a Quaest. Entretanto, o índice de Tarcísio caiu nos últimos dias após as declarações do governador sobre a Operação Escudo, que deixou 16 mortos no litoral paulista.

Na época, Tarcísio de Freitas defendeu a reação da polícia militar em revidar possíveis ataques aos agentes. A operação é uma resposta a morte do soldado Patrick Reis no último dia 28 de julho.

Em segundo lugar está Raquel Lyra, do Pernambuco, que recuperou a posição após as declarações de Zema. Ela conta com 35,2 pontos no índice Quaest.

Tarcísio e Zema tentam buscar o protagonismo da direita para a disputa eleitoral de 2026. Ambos são cotados para representar Jari Bolsonaro (PL) na disputa presidencial contra o atual mandatário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

governador de Minas Gerais Romeu Zema

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!