No último sábado (19), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil-BA), tornou público o seu apoio ao deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) na corrida pela Prefeitura de São Paulo.
"Quero, se Deus quiser, ver Kim eleito prefeito de São Paulo", afirmou ACM durante um evento do MBL na capital baiana. "São Paulo é um espelho para o país, e por isso eu não tenho dúvidas de que ter uma liderança jovem, com ideias transformadoras, e que possa fazer uma gestão de excelência, é importantíssimo".
Kataguiri, que se colocou como pré-candidato a prefeito da capital paulista representando o Movimento Brasil Livre, possui filiação ao União Brasil, visto que o MBL não é um partido.
Contudo, a empreitada de Kataguiri para concorrer ao cargo exige sua capacidade de convencer o diretório municipal de São Paulo a considerá-lo a melhor opção. Atualmente, o partido direciona seu apoio para a reeleição de Ricardo Nunes (MDB-SP).
Embora não seja natural da metrópole paulistana, ACM Neto detém considerável influência no âmbito do União Brasil. Com seu endosso à candidatura de Kim Kataguiri, o ex-prefeito de Salvador exerce pressão sobre o diretório municipal em São Paulo.
Entretanto, a trajetória indica que a orientação do partido permanecerá alinhada com o apoio a Nunes. A viabilidade de uma candidatura interna somente se efetivará caso Kataguiri consiga consolidar vantagem nas pesquisas eleitorais em relação ao atual prefeito, ou se desenrole algum desentendimento até o período das convenções.
Kim Kataguiri, por sua vez, não descarta a possibilidade de buscar uma candidatura por outra legenda. Contudo, o MBL quer uma alternativa que disponha de tempo de televisão e capacidade financeira para efetivar a disputa eleitoral.
Para além de enfrentar Nunes como seu principal adversário, Kataguiri se encontra em concorrência com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que figura à frente nas pesquisas de intenção de voto.