DECISÃO INÉDITA

Câmara Municipal de SP cassa mandato de Camilo Cristófaro por racismo

Cristófaro é o 1º parlamentar da história da Câmara de São Paulo com mandato cassado por um ato de racismo.

Imagem de destaque da notícia
Cristófaro foi flagrado utilizando uma expressão racista na CPI dos Aplicativos, em maio de 2022; ele teve o mandato cassado nesta terça-feira (19) - Foto: André Bueno

O vereador Camilo Cristófaro (Avante) teve o mandato cassado na tarde desta terça-feira (19), após votação na Câmara Municipal de São Paulo. O placar foi de 47 votos pela perda do mandato, 5 abstenções, uma ausência e dois impedidos de votar. Nenhum vereador votou "não", ou seja, contra a cassação.

Cristófaro é o primeiro parlamentar da história da Câmara de São Paulo com mandato cassado por um ato de racismo. A sessão foi conduzida pelo presidente da Câmara, o vereador Milton Leite (União), quase um ano e cinco meses após o episódio de racismo.

Racismo e repercussão

Durante a CPI dos Aplicativos, em maio de 2022, o agora vereador cassado foi flagrado usando expressão racista. Em áudio vazado, ele disse: "Olha só, lavando a calçada. Isso é coisa de preto". Por causa do episódio, ele foi desfiliado do PSB.

Logo após o incidente, a bancada do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo entrou com pedido na Corregedoria da Casa para solicitar a cassação do mandato de Cristófaro.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis