Durante a mais recente sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, da Câmara, o deputado Neto Carletto (PP) protagonizou um momento importante ao cobrar esclarecimentos do presidente da empresa Hurb, antigo Hotel Urbano, João Ricardo Mendes, quanto ao pagamentos de clientes e trabalhadores do ramo hoteleiro que tiveram prejuízos mediante compra e venda de pacotes de viagens, respectivamente.
"Essa empresa, lamentavelmente, vem faltando com muitos clientes, por todo nosso país. Quero saber do Sr. qual o prazo para o pagamento dos clientes, para que possamos gerar, ao menos, alguma esperança para essas pessoas que tiveram esses prejuízos. Também quero saber quanto aos fornecedores, aos proprietários de hotéis que não tiveram seus valores repassados, receberam clientes, prestaram serviços e não foram devidamente remunerados. Quero que isso seja esclarecido", questionou o deputado Neto Carletto.
Em resposta, o presidente da Hurb, declarou "estar confiante na boa-fé de ambas as partes" para destravar parte dos recebíveis. "Estamos falando em duas semanas para sanar! Hoje devemos muito pouco para hoteleiro, fornecedor. Durante a pandemia, nós antecipamos para hóteis 80 a 90 milhões de reais e depois em vendas eles foram descontando. Isso mostra o nosso comprometimento até porque sem hotel no Brasil a gente não tem negócio", declarou João Ricardo.
A CPI foi instalada para investigar esquemas de pirâmides financeiras com uso de criptomoedas. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários, do Ministério da Fazenda, ao todo, 11 empresas teriam realizado fraudes utilizando moeda digital, como a divulgação de informações falsas sobre projetos e promessa de rentabilidade alta ou garantida para atrair as vítimas e sustentar o esquema de pirâmide.
Ainda durante a reunião, Neto Carletto frisou que qualquer recurso faz diferença na vida dos empresários e é preciso que essas dívidas sejam quitadas o quanto antes. Na oportunidade, ele questionou o executivo sobre o que o mesmo planeja para o futuro da empresa. "Você acha que consegue, de fato, quitar essas dívidas, manter a saúde financeira da sua empresa? E o que você imagina para o futuro do Hotel Urbano?", indagou o parlamentar, que foi respondido por João ao declarar que tem certeza que já passou por crises parecidas, que não foram midiáticas e que há muitas opções.
Segundo ele, a Hurb continuará focando em tecnologia "para fazer mais com menos" e isso talvez mexa em alguns segmentos da indústria. "Farei de tudo para pagar as dívidas até o final do ano, mas se Vossa Excelência quiser, eu faço o dever de casa, junto com esses profissionais que estão ajudando a gente, pra tentar dar uma data mais exata", disse o presidente da Hurb.
Neto Carletto finalizou sua fala agradecendo pela participação na reunião e também pela disponibilidade do presidente em participar deste momento. "Queria parabenizar todos os colegas que têm tido uma atuação parlamentar, não só nessa CPI, mas uma atuação firme e combativa em toda essa Casa e estou aqui à disposição para ajudar e para somar!", concluiu.