Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

MINISTRO DA JUSTIÇA

Dino diz que Bahia apresenta cenário desafiador em segurança pública

Operação policial jĂĄ contabiliza ao menos nove mortes em Salvador.


Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino - Foto: Reprodução

O ministro da Justiça e Segurança PĂșblica (MJSP), FlĂĄvio Dino, disse neste domingo (24) que a situação na Bahia "é um dos maiores desafios da segurança pĂșblica no Brasil". Segundo o ministro, o governo federal segue em diĂĄlogo com o governo estadual para tentar estabilizar a situação no estado.

"Nós temos conversado com o governador [Jerônimo Rodrigues], com o secretĂĄrio de segurança [Marcelo Werner], para que haja um aperfeiçoamento, um aprimoramento dessas ações. É um quadro muito desafiador, muito difĂ­cil. O que nós, do governo federal, fizemos neste momento, foi fortalecer a presença da PolĂ­cia Federal para apoiar essas ações. Sobretudo, visando a pacificação. Infelizmente as organizações criminosas se fortaleceram muito nos Ășltimos anos, aumentaram o acesso às armas em todo o Brasil, por conta de uma polĂ­tica errada que havia no nosso paĂ­s", disse após participar de homenagem ao padre JĂșlio Lancellotti, na capital paulista.

ViolĂȘncia

Após a morte de um policial federal no dia 15 de setembro, foi deflagrada na Bahia uma operação policial que jĂĄ contabiliza ao menos nove mortes em situações apresentadas como confronto. O policial participava da Operação Fauda, conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da PolĂ­cia Federal (PF) e da Secretaria da Segurança PĂșblica da Bahia (SSP-BA) contra uma organização criminosa envolvida com trĂĄfico de drogas e armas, homicĂ­dios e roubos.

Em agosto, a lĂ­der quilombola e ialorixĂĄ Mãe Bernadete, de 72 anos de idade, foi assassinada, no Quilombo Pitanga dos Palmares, no municĂ­pio de Simões Filho, região metropolitana de Salvador (BA). Além da investigação pelas autoridades locais, a PolĂ­cia Federal também abriu um inquérito sobre o caso. TrĂȘs homens foram presos por suspeita de participação no crime.

Dino disse que no momento o governo federal estĂĄ apoiando as ações que ajudem a solucionar os casos de homicĂ­dio, como forma de tentar conter a violĂȘncia no estado. "O mais importante neste instante, sem dĂșvida, não é propriamente a realização de julgamentos, são boas investigações, boas ações, para que a gente consiga ter uma situação estĂĄvel pelo menos na Bahia. Hoje, sem dĂșvida é um dos maiores desafios da segurança pĂșblica no Brasil", ressaltou.

Flávio Dino Ministro da Justiça Segurança Pública Bahia Polícias da Bahia

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!