Nos últimos tempos, o Instagram lançou uma série de recursos que aumentam as possibilidades de interação entre os usuários, bem como permitem um maior gerenciamento de conteúdo, como fotos, músicas e vídeos.
Entre as funções, estão as que permitem mudar a ordem de fotos e vídeos no feed e enviar enquetes em grupos para várias pessoas tomarem decisões em conjunto, como em que lugar se encontrarão.
Confira algumas dessas novas funções e veja como utilizá-las.
Músicas nas mensagens diretas
Instagram ganha recurso para compartilhar trechos de músicas em mensagens — Foto: Divulgação/Instagram
O Instagram tem um recurso que permite enviar trechos de músicas pela seção de mensagens, conhecida como Direct. A opção foi liberada no último dia 31 de março para usuários da rede social em todo o mundo.
Com a novidade, será possível copiar o link de uma música em serviços de streaming e compartilhar um trecho de 30 segundos. O Instagram mostrará a capa do álbum em que a faixa foi lançada e um botão para as outras pessoas ouvirem no Direct.
O recurso funciona por meio de uma integração com Apple Music e Amazon Music – a rede social terá integração com o Spotify em breve.
Para utilizar o serviço, faça o seguinte:
- Copiar o link da música em seu serviço de streaming - o link deve ter 30 segundos;
- Quando o link for enviado, aparecerá a capa do álbum em que a faixa foi lançada;
- Também aparecerá opção para enviar para outras pessoas.
Feed em ordem cronológica
O Instagram oferece um recurso que permite definir a ordem com que as postagens serão exibidas no feed. É possível manter a configuração atual, que é definida pelo algoritmo da plataforma, ou mudar para ordem cronológica reversa, em que os mais recentes aparecem primeiro.
Em testes ao menos desde janeiro, o recurso começou a ser liberado de forma oficial no dia 23 de março. A novidade chegará para todos os usuários de forma gradual.
Para mudar a ordem com que as postagens são exibidas no feed, será preciso tocar sobre o logotipo do Instagram no aplicativo e escolher uma das opções disponíveis:
- Página Inicial: o feed no modelo atual, em que o algoritmo do Instagram ordena posts a partir do que acredita que atrairá mais interesse e inclui recomendações de contas que os usuários não seguem;
- Seguindo: o feed em ordem cronológica apenas com as contas que os usuários seguem, e sem recomendações da rede social;
- Favoritos: opção em ordem cronológica com lista feita por usuários com alguns perfis, como os de parentes e amigos próximos.
A opção que usa os algoritmos do Instagram seguirá como padrão e ficará ativada sempre que o feed da rede social for aberto. A mudança no Instagram atende, ao menos parcialmente, a um pedido antigo de usuários que preferem ver postagens em ordem cronológica reversa – que era usada nos primórdios do app.
Legendas automáticas para vídeos
Outra novidade recente da plataforma é a disponibilização de legendas automáticas para vídeos publicados no Feed.
As legendas são detectadas e aplicadas por meio de inteligência artificial, para facilitar a experiência no aplicativo e oferecer mais acessibilidade.
O Instagram incentiva os criadores de vídeos a manterem o recurso de legendas ativado para tornar seu conteúdo mais acessível para a comunidade surda e com deficiência auditiva para beneficiar a experiência dos mesmos na plataforma.
O objetivo também é ajudar pessoas que precisem usar o Instagram com o som silenciado ou não possam ouvir devido a ruídos externos.
Neste primeiro momento, as legendas estarão disponíveis em idiomas selecionados, como, por exemplo, em português, inglês e espanhol, entre outros.
À medida que mais pessoas usarem as legendas, a inteligência artificial aprenderá mais, melhorando a qualidade do recurso.
Veja como usar o recurso:
- Selecione um vídeo para ser publicado no Feed;
- Clique em "Configurações Avançadas";
- Ative na aba de "Acessibilidade" a opção "Exibir legendas";
- Depois, é só clicar em compartilhar.
As legendas geradas automaticamente também serão ativadas automaticamente para os produtores de vídeo, mas serão opcionais para os espectadores.