O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu conceder o título de doutor honoris causa ao cantor e compositor Gilberto Gil. A indicação foi feita pela Congregação da Escola de Música e pelo Conselho do Centro de Letras e Artes da instituição e aprovada na quinta-feira (8) pelo Consuni.
Segundo a UFRJ, entre as justificativas para a concessão do título está a importância de Gil para a sociedade brasileira não apenas como artista, mas também como um defensor de diversas causas humanitárias.
Na semana passada, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) também havia decidido conceder o título de doutor honoris causa ao artista.
Gilberto Gil nasceu em Salvador em junho de 1942 e foi um dos ícones da Tropicália, movimento artístico brasileiro surgido na década de 60. Foi ministro da Cultura de 2003 a 2008.
Ele foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) em novembro de 2021 e tomou posse como imortal em abril do ano seguinte. O título da UFRJ deve ser entregue em abril.