O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), enviou um novo pedido de empréstimo para autorização da Assembleia Legislativa do estado, diz Crusoé. O valor é de 400 milhões de reais, e se une ao montante bilionário já aprovado desde o início da gestão no estado.
Desta vez, o total chamou a atenção dos parlamentares —principalmente de oposição— por ser vago.
"Os recursos destinam-se à viabilização de investimentos previstos no Plano Plurianual e nos orçamentos anuais do Estado na área da segurança pública", escreveu o governador no projeto de lei, sem dar detalhes de como e onde o dinheiro seria alocado.
Seria um uso justificado, já que o estado, sob as gestões de Jaques Wagner (2007-2013), Rui Costa (2014-2022) e Jerônimo Rodrigues (2023-) viu disparar as suas taxas de violência, se tornando o estado mais violento do país, assim como o mais letal para policiais.
Desde que tomou posse, em janeiro do ano passado, Jerônimo já conseguiu autorização para pegar R$ 3,7 bilhões emprestados, na forma de operações vinculadas ao Tesouro do estado. Caso o novo projeto seja autorizado pela ALBA, a gestão petista passará a marca dos R$ 4 bilhões obtidos por meio de empréstimos.
Fonte: Crusoé