O presidente Jair Bolsonaro (PL) irá evitar os debates no primeiro turno das eleições para evitar levar "pancada" o tempo todo por parte dos candidatos. Ele foi entrevistado na rádio do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, em programa que foi ao ar no início da tarde desta terça-feira (31/5).
"Havendo o debate, eu vou participar. O segundo turno eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir, né, eu vou participar. No primeiro turno a gente pensa. Porque se eu for, os 10 candidatos vão querer o tempo todo dar pancada em mim. E eu não vou ter tempo de responder para eles", afirmou o presidente.
"Vamos analisar isso aí porque eu acho que debate teria que ser para ter perguntas pré-acertadas antes, com os encarregados de fazer o debate, para não baixar o nível", prosseguiu.
Em 2018, Bolsonaro participou de apenas 2 debates eleitorais, ambos no primeiro turno, e foi duramente criticado por sua ausência. Durante a campanha, o então candidato sofreu um atentado a faca em Juiz de Fora (MG) no dia 6 de setembro daquele ano, faltando um mês para o primeiro turno, e não voltou aos debates em seguida por orientação médica.
Bolsonaro foi para o segundo turno com o candidato do PT, Fernando Haddad, mas deixou claro que também não participaria de mais nenhum debate até o fim da campanha, o que levou as emissoras de rádio e TV cancelaram os debates que já estavam programados.
Fonte: UOL