Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Indiciados pela PF

Bolsonaro, Cid e mais 15 são indiciados pela PF por fraude em cartões de vacina; veja lista

Grupo ligado ao ex-presidente é acusado de fraudar sistema do Ministério da Saúde.


O ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 16 pessoas foram formalmente indiciadas pela Polícia Federal nesta segunda-feira (18) como parte de uma investigação sobre um possível esquema de falsificação de cartões de vacinação. Esse encaminhamento significa que o caso será entregue à Procuradoria-Geral da República, que decidirá se apresentará uma denúncia à Justiça ou encerrará a investigação.

A investigação identificou que um grupo ligado ao ex-presidente inseriu e posteriormente removeu informações falsas de vacinação contra a Covid no sistema do Ministério da Saúde com o objetivo de obter vantagens ilícitas.

O indiciamento foi divulgado pelo blog da Daniela Lima, da Globonews , porém os documentos relacionados ao caso permanecem sob sigilo.

Veja as 16 pessoas, além de Bolsonaro, que também foram indiciadas:

O indiciamento resulta de uma operação autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, em maio de 2023, como parte do inquérito das milícias digitais.

Segundo as investigações, um grupo associado a Bolsonaro inseriu informações falsas de vacinação contra a Covid-19 no sistema ConecteSUS para obter vantagens ilícitas, removendo em seguida esses dados do sistema.

A Polícia Federal constatou que os dados falsificados foram inseridos pouco antes de Bolsonaro viajar aos Estados Unidos em dezembro de 2022, seu último mês de mandato como presidente, quando os EUA passaram a exigir comprovante de vacinação para estrangeiros entrarem no país.

O inquérito apontou a fabricação de dados de vacinação para pelo menos sete pessoas.

O indiciamento, na prática, significa que a PF identificou elementos suficientes para considerar um investigado responsável por um crime. Com base nesses indícios, a Polícia Federal encaminha o caso ao Ministério Público. Como o inquérito está sob a jurisdição do Supremo, o indiciamento é enviado à Procuradoria-Geral da República.

Cabe aos procuradores do Ministério Público avaliar as provas reunidas pela polícia e determinar se há evidências suficientes para levar o caso à Justiça. Se sim, o Ministério Público formula a denúncia.

Jair Bolsonaro Bolsonaro indiciado indiciado por fraude cartão de vacinação Cid indiciamento Polícia Federal STF

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!