Líder nas pesquisas de intenção de voto, Antônio Carlos Magalhães Neto (União Brasil) não compareceu ao 1º debate para o governo da Bahia, realizado pela Band neste domingo (07.ago.2022). Foi, contudo, o principal alvo de seus adversários Kleber Rosa (PSOL), Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL).
Em nota, a assessoria afirmou que ACM Neto faltou ao debate "em função de uma extensa agenda de campanha". Esteve em Ubaíra na noite deste domingo, a cerca de 270 km de Salvador.
Ex-ministro da Cidadania de Bolsonaro, Roma afirmou que, se Rodrigues é o candidato oficial do PT, ACM Neto seria o "oficioso". Já Jerônimo Rodrigues destacou a participação de Roma na gestão de ACM na prefeitura de Salvador, como chefe de gabinete de 2013 a 2018, e o apoio do ex-prefeito à eleição de Bolsonaro em 2018.
"ACM se comporta como amante do governo Bolsonaro. Quer as benesses, mas não quer andar de mão dada no shopping", disse Roma.
O 1º debate ao governo da Bahia teve uma discussão nacionalizada, com críticas ao governo Bolsonaro e às gestões petistas.
Sobre os candidatos presentes no 1º Debate
JERÔNIMO RODRIGUES (PT)
Desconhecido, Jerônimo é a aposta do PT no Estado. É engenheiro-agrônomo e professor licenciado da Universidade Federal de Feira de Santana. Foi secretário estadual do Desenvolvimento Rural e da Educação.
JOÃO ROMA (PL)
Candidato bolsonarista, Roma é pernambucano, foi chefe de gabinete de ACM Neto até 2018, quando saiu para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Licenciou-se do cargo de deputado para tornar-se ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, onde ficou até março de 2022.
KLEBER ROSA (PSOL)