O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta 6ª feira (9.dez.2022) Rui Costa (PT), 59 anos, para comandar a Casa Civil em seu próximo governo. Rui Costa é economista e governador da Bahia pelo PT desde 2015. Foi deputado federal em 2011 e em 2014. Devido a acordos locais, desistiu de disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2022, mas foi fundamental na vitória de seu sucessor, Jerônimo Rodrigues (PT).
Jerônimo derrotou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), tido no início do pleito como o favorito.
A indicação do governador para uma pasta estratégica como a Casa Civil atende aos pedidos da base petista. O PT reivindica mais espaço na formação do novo governo Lula e teme que siglas que não apoiaram Lula na campanha eleitoral, mas que agora querem integrar a base do governo, acabem ficando com pastas importantes e com bom Orçamento. De acordo com Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT, a sigla considera estratégico comandar a Casa Civil e o Ministério da Fazenda.
Ao anunciar o nome do governador, Lula citou as experiências anteriores de seu aliado.
"Companheiro governador da Bahia. Companheiro chefe da Casa Civil do governo [Jaques] Wagner. Companheiro deputado federal, companheiro sindicalista do polo petroquímico que certamente vai prestar um extraordinário serviço na Casa Civil", disse o presidente eleito.
Costa também era especulado para assumir um ministério com grande carteira de obras, como o das cidades. Ele é tido como um político com alta capacidade gerencial.
Além de Rui Costa, Lula indicou outros 4 ministros para o próximo governo. O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT) vai assumir a Fazenda, ministério que será recriado pelo próximo governo. O embaixador Mauro Vieira será o titular do Ministério das Relações Exteriores. A Defesa será comandada pelo ex-deputado e ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), José Múcio.
O petista também oficializou o nome do ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB-MA) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.