O presidente e o vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) , respectivamente, tiveram os cargos formalizados em uma solenidade de diplomação nesta segunda-feira (12), devido à vitória no resultado das eleições 2022.
A sessão foi iniciada às 14h25 e contou com mais de 300 convidados.
A diplomação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é responsável por diplomar as pessoas eleitas para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da República. A diplomação ocorre para formalizar a escolha da maioria dos brasileiros nas urnas eletrônicas.
A entrega dos diplomas é obrigatória, segundo a Justiça Eleitoral, para ocorrer antes da posse, pois representa a confirmação de todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.
Os diplomas são assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que também abriu a sessão solene e designou dois ministros do Tribunal para conduzirem Lula e Alckmin ao Plenário. Autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo também fizeram parte da mesa oficial da solenidade.
Segurança
Na área externa do TSE a segurança foi reforçada pela Polícia Federal e pela Polícia Militar do Distrito Federal. Ainda, manifestantes favoráveis ao presidente levaram faixas de boas-vindas e com mensagens de apoio.