O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), atual líder do governo no Estado, disse em suas redes sociais nesta quinta-feira (9), que vai participar do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
O presidente Lula embarcou nesta quinta-feira (09) para os Estados Unidos. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a reunião com Biden acontecerá na sexta-feira (10), na Casa Branca, em Washington. O encontro deve acontecer pela tarde.
Também fazem parte da comitiva o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e a a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Também irão: a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, assim como o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, embaixador Celso Amorim.
O encontro entre os presidentes é simbólico, uma vez que ambos derrotaram candidatos de extrema direita durante as eleições. Ambos se falaram, até o momento, em duas ocasiões: quando Lula foi declarado vencedor das eleições, no fim de outubro de 2022, e em 9 de janeiro, após os ataques golpistas aos aos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.
Agenda internacional
Os EUA são o terceiro país visitado por Lula, que também tem previsão de viajar nos próximos meses para a China e Portugal. As datas dessas viagens ainda não foram confirmadas.
A primeira-dama, Janja, tem um encontro marcado com a primeira-dama norte-americana, Jill Biden, marcado para a tarde de sexta.
Fonte: iBahia