Uma falsa mensagem que circula pelas redes sociais diz que o homem que matou quatro crianças numa creche em Blumenau participou de uma passeata a favor de Lula e "fez o L" durante o ato político.
A fake news está sendo compartilhada nas redes sociais de opositores do presidente Lula desde o dia do atentado, na última quinta-feira (5).
A montagem mostra uma passeata com uma multidão usando camisas vermelhas e fazendo o gesto do "L" com as mãos, e o rosto do assassino entre um dos manifestantes. O Portal Gira BA não vai exibir o rosto do criminoso para não dar visibilidade.
O post falso acompanha a legenda "O monstro que interrompeu covardemente a vida de quatro crianças em SC ontem é fã do L".
Acontece que a imagem foi manipulada. A fotografia original foi capturada em outubro de 2022 durante passeata de apoio ao candidato do PT ao governo de Sergipe, Rogério Carvalho.
O assassino das crianças não aparece na foto original, e seu rosto foi implantado na imagem por meio de photoshop, sobreposto ao rosto de um manifestante legítimo presente no ato.
Quem espalhar fake news e for identificado pode responder criminalmente. As tipificações variam entre crimes contra a honra, difamação, calúnia e outros delitos, a depender do contexto da desinformação disseminada.