Um novo conceito em construção de praças públicas está sendo executado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), com o reaproveitamento de materiais recicláveis. A primeira obra que segue esse modelo sustentável beneficia a escadaria da Rua São Luiz, "Buraco da Gia", no Zizo.
Outras ruas dos bairros no Daniel Gomes e Pedro Jerônimo também estão sendo concretadas no mesmo conceito, uma alternativa que gera economia significativa aos cofres públicos. Nesta segunda-feira, 29, a praça do bairro Santa Inês está passando por reformas sob a coordenação de engenheiros e técnicos da SIURB.
Entre os equipamentos que serão instalados na praça estão: parque infantil, mesas de jogos, quiosques padronizados para comerciantes, rampa de acessibilidade, dentre outros. "Nosso objetivo é trazer de volta para este espaço de convivência as famílias do bairro", comenta o superintendente de Serviços Públicos, Francisco de Sousa Lino Filho.
"Esta praça terá funcionalidade, será ecologicamente correta. Além do uso dos materiais recicláveis, não haverá supressão de árvores", acrescentou. Segundo Sousa Lino, outro diferencial é que a obra não será fechada por tapumes.
"A idéia é que a população precisa ter acesso, acompanhar a evolução e opinar sobre o que é melhor para a comunidade. Faremos a escuta da comunidade", assinalou. A previsão de entrega é em 40 dias.
Há cerca de 10 anos trabalhando na praça do Santa Inês, a comerciante Lucinélia de Jesus Rocha acredita que a obra de requalificação só trará benefícios para a comunidade. "A expectativa é a melhor possível. Porque uma praça bem cuidada vai atrair as pessoas para o local", destacou.
"Com certeza, teremos um melhor faturamento", disse a comerciantes Lucinélia, cuja opinião é compartilhada pelo professor Liandro Portela, morador da comunidade também há 40 anos e acredita que a economia local será impactada positivamente. "Vai valorizar todo o comércio do entorno da praça", frisou.