A abertura dos Jogos aconteceu na manhã desta quarta-feira, 08, na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, com o jogo de handebol masculino entre alunos do IASC e Escola Municipal Eunice Borges. Em seguida a equipe de Ginástica Rítmica, da treinadora professora Tarcizia Medeiros, foi quem se apresentou.
Cumprindo os rituais de abertura, os competidores, estudantes que vieram de escolas das redes municipal, estadual e privada entraram na quadra com bandeiras que representavam suas instituições. Logo depois houve o hasteamento das bandeiras junto com o hino nacional.
O diretor do NTE 27, André Ribeiro deu boas vindas aos presentes e demonstrou sua alegria em poder realizar essa ação tão importante após a pandemia. André ainda destacou a relevância de incentivar práticas esportivas e culturais aos jovens. "O governador Rui Costa entende que o incentivo ao esporte e a cultura é uma importante ferramenta de inclusão social, principalmente nas comunidades mais carentes e procura incentivar projetos como este através das suas políticas públicas", afirmou.
Uma grande novidade dessa 11ª edição dos JEB, que foi uma iniciativa no NTE 27, será a entrega de medalha de participação para todos os alunos. Antes, apenas os competidores que ficavam em 1º, 2º e 3º lugar recebiam.
A competição, que terá jogos no município até sexta-feira, 10, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Eunápolis. O secretário de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer, Leandro Lima, esteve na abertura dos jogos representando a prefeita Cordélia Torres que não pode estar presente por estar em Brasília cumprindo agenda e captando recursos para o município. Gestores e professores das unidades escolares de toda a rede de ensino também prestigiaram a abertura dos Jogos Escolares da Bahia.
Competições de várias modalidades estão ocorrendo em lugares distintos da cidade e os campeões dessa etapa territorial irão participar da etapa estadual em Salvador no mês de julho.