CONVENÇÃO NACIONAL DO PT

Candidatura de Lula à presidência é oficializada em convenção nacional do PT sem a presença do petista

O ex-presidente não participou do evento que aconteceu em São Paulo porque está cumprindo agenda em Pernambuco. Essa é a sexta vez que ele disputará a Presidência, desta vez com Geraldo Alckmin (PSB) de vice.

Imagem de destaque da notícia
Candidatura de Lula à presidência é oficializada em convenção nacional do PT - Foto Divulgação

O Partido dos Trabalhadores e a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) confirmaram em convenção nacional, nesta quinta-feira (21), em uma pequena sala de um hotel em São Paulo, a chapa Lula-Alckmin candidatos à presidência e vice-presidência da República. Como já havia sido adiantado pelo Portal Gira BA, Lula está cumprindo agenda em Pernambuco, e não participou do encontro.

Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Esta é a sexta vez que Lula concorre ao Palácio do Planalto. Na primeira vez, em 1989, ele perdeu o segundo turno para Fernando Collor (PRN). O político ainda concorreu em 1994 e 1998 e venceu as eleições de 2002 e 2006. Quando Lula foi reeleito presidente, Geraldo Alckmin, então no PSDB, concorreu contra ele e a eleição foi decidida no segundo turno.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse, para justificar a ausência do ex-presidente, que se tratava apenas de um encontro protocolar, para formalização das candidaturas.

De acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos devem realizar suas convenções entre 20 de julho e 5 de agosto. Nessa quarta-feira (20), o PDT confirmou Ciro Gomes candidato à presidência da República, o pré-candidato André Janones será confirmado cabeça de chapa do Avante no sábado (23) e no próximo domingo (24), o PL vai confirmar a candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição.

Perfil

Luiz Inácio Lula da Silva, de 76 anos, nasceu em Garanhuns (PE) e iniciou sua trajetória política como sindicalista em 1966. Foi presidente da República por dois mandatos a partir de 2003, depois de ser eleito em 2002, em disputa no segundo turno das eleições com José Serra. Em 2006, Lula venceu Geraldo Alckmin e foi reeleito ao cargo. A primeira vez que disputou a Presidência foi em 1989, sendo derrotado por Fernando Collor de Melo. Tentou mais duas vezes, em 1994 e 1998, quando perdeu para Fernando Henrique Cardoso nas duas tentativas.

Em 2017, o ex-presidente foi condenado a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Em 2018, teve a prisão decretada pelo então juiz Sergio Moro. Em 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin anulou as condenações, por entender que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações, tornando Lula elegível. No mesmo ano, o plenário do Supremo confirmou a decisão.

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, que nasceu em Pindamonhangaba, no interior paulista, tem 68 anos, é médico e professor. Foi governador de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, comandando o governo paulista por mais tempo desde a redemocratização do Brasil. Atualmente é professor universitário no curso de medicina da Universidade Nove de Julho e membro da Academia de Medicina de São Paulo.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis