Na noite desta quinta-feira (25), o prefeito Augusto Castro (PSD) reuniu mais de 1000 pessoas na praça de alimentação do Shopping Jequitibá para fazer o lançamento oficial do Ita Pedro – O Maior São Pedro do Brasil.
Acompanhado do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, Augusto anunciou a grade de atrações do festejo junino que terá atrações nacionais, regionais e locais. Dentre os artistas e bandas estão: Wesley Safadão, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Dilsinho, Tiago Aquino, Daniel Vieira, Estakazero, Lordão, Cacau com Leite, Cris Mel, Sinho Ferrari, dentre outros.
Cumprindo uma promessa de campanha, que era colocar o município do sul da Bahia no calendário de eventos do Estado, o prefeito lembrou que a festa junina movimenta o comércio e a economia regional, especialmente os segmentos como hotelaria, pousadas, restaurantes, bares e transportes com a perspectiva de criação de até 2.500 postos de trabalho temporário.
Castro ressaltou que a festa junina acontece sem que haja o comprometimento dos investimentos em infraestrutura urbana, saúde, assistência social e educação programados ou em execução pela Prefeitura. "A cidade também ganha com a economia informal que permite aos vendedores ambulantes a comercialização de comidas e bebidas durante a festa. Há a circulação de dinheiro e a criação de postos de trabalho temporários", afirmou.
"A tradição do Nordeste brasileiro é o São João, mas não teríamos condições de competir. Por isso, a preferência pelo Ita Pedro quando esperamos público de até 120 mil pessoas a cada noite sem falar no aspecto da segurança que vamos ter com o 15º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, 4º Grupamento de Bombeiros Militares e Guarda Civil Municipal. Vamos ter um esquema superior ao do ano passado para garantir a segurança das famílias", resumiu o prefeito.
O Ita Pedro acontece de 29 de junho a 2 de Julho com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR – BA). "Conseguimos planejar esse mega evento, mas sem o apoio do Governo da Bahia seria impossível trazer grandes atrações do cenário nacional e, claro, bandas e artistas regionais", finalizou Augusto Castro.