Há 27 anos atrás, 12 de junho de 1996, o Papa João Paulo II criou a Diocese de Eunápolis, na Costa do Descobrimento do Brasil, pela Bula APOSTOLICUM MUNUS, nomeando o excelentíssimo e reverendíssimo Dom José Edson Santana Oliveira, seu primeiro Bispo Diocesano.
Nestes 27 anos de sua criação, a Diocese de Eunápolis, sob o pastoreio de seu bispo José Edson Santana Oliveira, juntamente com os Sacerdotes, Diáconos, religiosos e religiosas, e fiéis leigos, engajados nas diversas pastorais, movimentos e serviços, tem buscado promover o anuncio do Evangelho por toda a diocese.
Celebrar mais um ano de existência, é recordar os desafios, mas também fortalecer a fé, sobretudo diante dos objetivos alcançados, pela missão cumprida em mais uma etapa vivida.
Hoje, vivenciando os desafios de um novo tempo, sob os apelos e reflexões do Sínodo, proposto pelo Papa Francisco, a Diocese de Eunápolis se prepara cada vez mais para avançar na missão de anunciar a Boa Nova do Evangelho.
A Diocese de Eunápolis, situada na região extremo sul do estado da Bahia e distante 662 km de Salvador, capital do estado, compõe-se de 8 municípios: Eunápolis (sede da Diocese), Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. Com 31 Paróquias e 13 Quase-Paróquias e cobrindo uma área de 12.132,10 km².
Que Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da nossa diocese, seja sempre a intercessora de todos, a fim de que o anuncio do Evangelho chegue a todos os cantos desta amada Terra de Santa Cruz.
Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!