O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta segunda-feira (3), o início da primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Este trecho ligará Caetité, no sudoeste baiano, a Ilhéus – cidade na região sul da Bahia, onde houve a cerimônia para começar a construção.
O primeiro trecho da FIOL terá 537 quilômetros de extensão e passará por 19 municípios. Mil e duzentos empregos deverão ser gerados. A construção será feita pela BAMIN, que arrematou a concessão da obra em leilão.
A empresa deu um prazo de conclusão desta etapa para 2027, mas o presidente Lula pediu celeridade para a entrega da obra em 2026. Para este trecho, a estimativa é de geração de 1,2 mil empregos diretos.
Durante discurso, Lula lembrou que foi ele, em 26 de março de 2010, quem lançou edital para as obras da Ferrovia Oeste-Leste. E disse que esperava, a esta altura, que a ferrovia estivesse sendo inaugurada. A construção da ferrovia estava paralisada, parcialmente, desde 2015.
Hoje começamos as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste em Ilhéus, na Bahia. A realização do caminho das ferrovias, levando a Bahia para um futuro com mais empregos.
— Lula (@LulaOficial) July 3, 2023
????: Audiovisual/PR pic.twitter.com/InWog7WTUl