GOVERNO DO PT

Polícia da Bahia matou em um ano mais que todas as polícias dos EUA, mostra site

Entre 2015 e 2022, as mortes por membros das forças de segurança aumentaram 313% e baterem recorde no ano passado.

Imagem de destaque da notícia
Polícia da Bahia matou em um ano mais que todas as polícias dos EUA - Foto: Reprodução

Um levantamento realizado pelo UOL aponta que as polícias da Bahia mataram mais do que todas as forças policiais dos Estados Unidos no ano de 2022. O site comparou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Mapping Police Violence, dos EUA.

As polícias da Bahia - Militar e Civil - mataram 1.464 pessoas em intervenções em 2022. Já nos Estados Unidos, 1.201 pessoas foram mortas pelas forças de segurança.

A reportagem do Uol destaca que o governo da Bahia classificou os mortos por policiais de bandidos. Por outro lado, famílias denunciam abusos da atuação da PM. O site lembrou as mortes na Gamboa, no ano passado. "A polícia já tinha matado outros dois e levou meu filho ainda vivo. Eu cheguei lá e me apresentei como mãe dele. Eles me destrataram e apontaram a arma para a minha cabeça. Quando virei, eles dispararam três tiros contra meu filho", relatou Silvana dos Santos, mãe de jovem morto pela polícia da Bahia.

O UOL ainda destaca que a gestão de Rui Costa (PT) como governador, atual ministro da Casa Civil, ficou marcada pela explosão de mortes. Entre 2015 e 2022, as mortes por membros das forças de segurança aumentaram 313% e baterem recorde no ano passado.

Em nota ao Uol, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que mortes por intervenção policial reduziram 5,8% em 2023. O governo não informou os números usados para o levantamento. E também não comentou sobre a comparação com os dados dos Estados Unidos.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis